quinta-feira, 8 de junho de 2017

Projeto Diário On-Line Com o Planilhas do Google

A Equipe do NTE de Bento Gonçalves está com mais uma novidade entre seus projetos. Trata-se do uso da ferramenta Planilhas do Google Drive para gestão do Diário de Classe. Serviço que foi implantado em algumas escolas da 16ª CRE. As pesquisas para esse projeto iniciaram de forma autônoma pelo professor Marcos Azambuja (formador do NTE-Bento), responsável pelo desenvolvimento, implantação e assessoramento às escolas que aderiram ao projeto. 

Atualmente, vemos muitas novidades no campo da informática e que podem se transformar em importantes aliadas na educação. Este é o caso das ferramentas disponíveis no Google Drive, ou simplesmente GDrive. 
       

Página do Diário On-line configurada com as informações da escola 

Similar ao diário convencional, o diário online propicia um amplo controle em apenas uma folha. 







A necessidade de revisão de práticas e a busca por uma melhor performance das rotinas nas escolas foi o que motivou, no ano de 2016, o início de testes em conjunto com colegas do Colégio Dona Isabel e do Instituto Cecília Meireles, locais onde foram realizados o acompanhamento de um projeto piloto com duas plataformas: o OneDrive e o Google Drive, serviços respectivamente da Microsoft e da Google.

O atendimento aos objetivos destacados abaixo foi o que levou à opção pelo uso do Planilhas do Google, muito famosa para usuário dos aplicativos em nuvem. A gama de ferramentas virtuais do Google englobam um bom número de serviços "gratuitos", ou seja, que estão disponíveis para todos sem necessidade de desembolsar qualquer valor para o uso, bastando apenas ter uma conta de e-mail do Gmail. Além disso é, entre as plataformas gratuitas, a com a maior capacidade de armazenamento, são 15 Gigas para todos os usuários.     


Destacamos alguns objetivos do projeto:

- A redução do emprego de papel nas rotinas da escola;
- Efetivo controle e acesso à informações;
- Maior circulação de informação em menor tempo;
- Incentivo ao ingresso do professor no mundo digital;
- Otimização do tempo de preenchimento do diário de 
   classe que pode ser aplicado no fazer pedagógico;
- Democratização das TICs;
- Redução de custos, entre outros.


Acesso aos diários utilizando o smartphone e ou o tablet




Para acessar por meio do smartphone é necessário que tenha instalado as ferramentas do Google Drive, em específico o Planilhas. O App é facilmente encontrado na internet na Play Story (App da loja ou local onde são disponibilizados a maioria dos App, aplicativos para Android). 
Outra facilidade para usar em um smartphone e/ou no tablet é que pode ser usado inclusive off-line, atualizando assim que acessar a internet. É indispensável que a conta  Gmail, na qual estão compartilhados os diários, esteja cadastrada no smartphone.




Vídeo no Youtube

Preparamos um vídeo no qual o professor Marcos mostra as funções básicas que o professor pode ter ao usar o planilhas. 


Clique no cento e assista o vídeo.


CRITÉRIOS BÁSICOS PARA ADESÃO AO PROJETO 

- Escola dever dispor de internet com velocidade que suporte esse sistema;
- Estar equipada com sinal wireless (internet sem fio) em todos os seus ambientes;
- Necessidade de cada professor dispor de um computador, notebook, smartphone ou tablet para operar o diário;
- Capacitação para os professores usar o diário de classe online;
- Disponibilidade da equipe do NTE.





Atenção!


Não temos qualquer ingerência sobre as políticas de uso de ferramentas do Google, sendo reservado à empresa qualquer alteração de procedimento sem aviso prévio. No entanto, por tradição observa-se que, há anos, os serviços estão passando por melhorias e continuam tendo oferta gratuita. Reforçamos que para adesão ao projeto depende do atendimento à alguns critérios de infraestrutura além dos elencados acima, e, principalmente da disponibilidade da Equipe do NTE que irá avaliar cada caso. Contato com Professor Marcos: 54 34518994. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário