quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Projeto Biblioteca Livre representa NTE-Bento no Tchê Linux 2016

A Equipe do NTE foi representada pelo prof. Marcos
O Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE participou no último sábado, 22/10, da abertura da 4ª Edição do Tchê Linux 2016. A edição deste ano contou com 11 palestrantes, sendo que a palestra de abertura foi proferida pelo professor Marcos Azambuja, formador do NTE - Bento. Na ocasião, foi apresentado o “Projeto Biblioteca Livre 2016” que é baseado no Software Livre BIBLIVRE e está sendo instalado nas escolas da 16ª Coordenadoria de Educação desde 2013.

Durante a palestra foram apresentados alguns aspectos em relação à experiência do NTE-Bento com o Biblivre. Destaque para as oficinas realizadas, nas quais professores da rede estadual aprendem a utilizá-lo como uma interface que aproxima o aluno do mundo da leitura.

Em segundo momento, a explanação realizada para estudantes de computação da Universidade de Caxias do Sul - UCS e para público em geral, foi destacada a relevância da adoção do software livre no setor público: “Não só em tempos de crise, mas defendemos o uso do Biblivre não apenas por ser gratuito. Devemos vê-lo como nosso, pois é financiado com recursos públicos, com lei de incentivo, ou seja, com renúncia fiscal o que significa que é subsidiado com o dinheiro dos impostos dos brasileiros”, ressaltou o palestrante.  

Também foram destacadas as diversas experiências das escolas com o programa,que é acompanhado pelo NTE-Bento, desde a sua instalação quando é passada uma orientação sobre o fluxo de trabalho, a rotina da biblioteca e a realização das cópias de segurança; o que garante a guarda segura das informações do acervo. “A Escola nos procura e manifesta seu interesse em adotar o programa. Inicialmente verificamos sua infraestrutura, ou seja, se ela tem um computador e uma pessoa responsável na biblioteca. A partir disso, damos todo apoio e treinamento, e em poucos dias a escola já começa a cadastrar seus primeiros exemplares na base de dados do Biblivre”, relata o professor.  

Escolas com Biblivre na região da 16ª CRE

E.E.E.F. Carlos Dreher Neto - Bento Gonçalves
E.E.E.F. Egídio Fabris - Bento Gonçalves
E.E.E.F. Santo Antônio - Garibaldi
E.E.E.F. Prof. Ângelo Chiamolera  
I.E.E.  Cecília Meireles - Bento Gonçalves
I.E.E.  Irmã Teofânia - Garibaldi
Col. E Dona Isabel - Bento Gonçalves
Col. E Dosolina Boff - Vila Flores
EEEM Dante Grossi - Garibaldi
EEEM Mestre Santa Bárbara - Bento Gonçalves
EEEM Padre Colbachini - Nova Bassano
EEEM José Pansera - Pinto Bandeira

Sobre o Biblivre

O Biblivre está em sua quarta versão
É um programa gratuito que está em funcionamento em mais de 6 mil bibliotecas no Brasil e no mundo, pois é distribuído com versões em inglês, espanhol e português. É financiado pela Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional - SABIN e distribuído com ênfase para bibliotecas escolares. No entanto, sua versatilidade permite que Fundações e Centros Universitários o utilizem para gestão do seu acervo.

De acordo com o diretor executivo do projeto Biblioteca Livre, Professor Ubaldo Miranda, muitos estados estão adotando o Biblivre. “Temos nos estados do Pará, Tocantins, Amazonas, entre outros, milhares de bibliotecas utilizando o Biblivre no Brasil ”, comenta o professor.

Sobre a gratuidade do programa, o professor destaca que sua história é baseada em software de licença de distribuição livre e gratuíta. “O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ., no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0”, finaliza.


12 razões para usar BIBLIVRE

1 . Custo zero;
2. Ferramenta ágil e prática, de fácil uso;
3. Acesso aos catálogos de qualquer biblioteca do mundo através do Protocolo Z39.50;
4. Roda no Windows, no Linux, no Unix ou compatível;
5. Interface simples: diferentes materiais podem ser catalogados nas bases bibliográficas (livro, panfleto, tese, periódico, artigo de periódico, manuscrito, iconográfico, cartográfico, audiovisual, música (som), partitura, legível por computador, objeto 3D);
6. Busca por autor, título, assunto, ISBN (International Standard Book Number), ano de publicação, todos os atributos, serial da obra e tombo patrimonial;
7. Permite a catalogação do acervo das bibliotecas e a consulta online de títulos, fichas técnicas, trechos de livros e até de obras completas;
8. Possibilita ler e imprimir obras que estão em domínio público;
9. Promove a informatização e a modernização de sua biblioteca;
10. Programa free software: permite que o usuário personalize o programa de acordo com a sua necessidade;
11. Utilizado por mais de 6 mil bibliotecas no Brasil e em países lusófonos;
12. Atualizações permanentes e gratuitas.
Fonte: www.biblivre.org.br


Sobre o Tchê Linux Bento


Esta foi a quarta edição do Tchêlinux
Trata-se de um grupo de usuários de Software Livre, TchêLinux, que existe em parceria com a Universidade de Caxias do Sul - UCS que realiza anualmente eventos para divulgação e compartilhamento de aplicações no campo do Software Livre. A edição deste ano foi a quarta edição do Seminário de Tecnologia em Software Livre TchêLinux no Campus da UCS na cidade de Bento Gonçalves.

O que é?


Este é um evento voltado para estudantes, profissionais da área, e interessados em software livre, desenvolvimento e tecnologia. Sua finalidade é divulgar o Software Livre, por meio de palestras e demonstrações práticas veiculadas de forma gratuita. Todos, com qualquer nível de conhecimentos, são bem-vindos. O evento não é somente para "usuários Linux".

Nenhum comentário:

Postar um comentário